Relator do Orçamento busca solução para evitar deficit em 2016

96

Relator do Orçamento de 2016, o deputado federal Ricardo Barros (PP­PR) defende a criação de novas receitas e a redução de gastos para que as contas do governo federal no próximo ano não sejam deficitárias.

Vice-­líder do governo na Câmara, Barros se reúne neste momento com o presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros (PMDB­AL), às vésperas de o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, entregar a proposta do Orçamento de 2016.

“Neste momento, nós temos que dar um sinal para o mercado de que há viabilidade no fechamento das contas”, argumenta o relator.

Líder da oposição no Senado, Álvaro Dias (PSDB­PR) disse que já há um avanço ao confessar que 2016 registrará um déficit nas contas públicas, mas votou a dizer que o governo cometeu estelionato eleitoral. “O Congresso não tem como ajudar o governo. Não tem como fazer milagre e colocar dinheiro nos cofres públicos”, afirmou, se posicionando contrário a um aumento da carga tributária. O líder do DEM na Câmara, Mendonça Filho (PE) avalia que o déficit que deve ser previsto pelo governo é resultado” da “incapacidade fiscal com fins eleitorais” que gerou um quadro econômico negativo para a população: preços altos, recessão e desemprego. Para ele, o orçamento de 2016 deve elevar as chances de o Brasil perdeu o grau de investimento