Vol. 7 Número 2 (2017)

No Volume 7 Número 2 (2017), o periódico traz quatro artigos, uma comunicação e uma resenha. Dentre os temas abordados estão orçamento nos EUA, remuneração a agentes financeiros, previsão de receitas correntes, alternativas de políticas públicas, democracia e perspectivas de futuro.

pdf

“Shutdown” governamental de 2013 nos EUA: uma breve análise à luz da teoria dos jogos

Paulo Bijos - paulo.bijos@camara.leg.br
Consultor de Orçamento e Fiscalização Financeira. Câmara dos Deputados. Brasília, Brasil.

Resumo: Apresentado na forma de ensaio, o artigo tem por objetivo examinar o fenômeno do “shutdown” governamental estadunidense à luz da teoria dos jogos. Com esse propósito, o artigo apresenta, de início, uma visão geral sobre o shutdown, seguida de exposição sumária sobre o Jogo do Galinha, identificado no artigo como o mais pertinente para a análise do seu objeto de estudo. De posse desses elementos, o artigo ensaia uma modelagem para o Jogo do Shutdown e, por fim, apresenta suas principais conclusões e limitações, salientando a importância de estudos futuros para o amadurecimento do tema examinado.

Palavras-Chave: Equilíbrio de Nash, “shutdown”, teoria dos jogos.
Tamanho: 2.12 MB
pdf

Considerações sobre a remuneração a agentes financeiros no âmbito do orçamento federal

Andréa Costa Magnavita - amagnavita@yahoo.com.br
Especialista em Ciência Política. Analista de Planejamento e Orçamento. Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Brasília, Brasil

Resumo: Este artigo discute o modo como é tratada a despesa com remuneração a agentes financeiros que operacionalizam políticas e programas públicos por parte do governo federal. Argumenta a necessidade de uma visão mais estratégica acerca dos contratos com os agentes financeiros devido ao montante de recursos envolvido e ao papel do agente na implementação das políticas públicas. Extrai da análise da ação Remuneração a Agentes Financeiros os elementos para demonstrar a necessidade de maior coordenação intragovernamental para aperfeiçoar a gestão dos contratos e aumentar a eficiência no uso dos recursos alocados para o pagamento da remuneração dos agentes financeiros. Apresenta contribuições às recentes iniciativas governamentais voltadas ao aperfeiçoamento da gestão contratual.

Palavras-Chave: orçamento público; política pública; agente financeiro; contrato.
Tamanho: 403.88 KB
pdf

A utilização do método de regressão linear para previsão das receitas correntes do município de Divinópolis

Lucas Carrilho do Couto - lucascarrilho@yahoo.com.br
Mestrando em Administração Pública pela Universidade Federal de Alfenas. Gerente de Orçamento do Município de Divinópolis. Divinópolis, Brasil.

Resumo: O objetivo deste trabalho é demonstrar como a introdução do método de previsão de Regressão Linear contribuiu na elaboração e execução das estimativas de Receitas Correntes no Orçamento de Divinópolis. Dessa forma, realizou-se uma coleta de dados junto a Secretaria de Planejamento e Gestão do Município estudado, dos quais os referidos números, num espaço de onze períodos, foram tabulados e analisados. Posteriormente às ponderações dos aspectos observados foram elaboradas estimativas, a partir do Método Estatístico de Regressão Linear, dos anos anteriores a 2009, ano em que o método foi introduzido, com o intuito de fazer uma avaliação se a referida metodologia poderia trazer melhores índices nestes períodos. Por fim apresentam-se as considerações pertinentes ao que foi encontrado, através do uso de tal metodologia, de modo a apresentar suas contribuições na configuração de melhores previsões nas específicas receitas.

Palavras-Chave: Orçamento. Previsão de Receitas. Regressão Linear.
Tamanho: 290.22 KB
pdf

Soluções para a crise brasileira à luz do ano de 2016

Leopoldo Vieira Teixeira - oleopoldo@gmail.com
Pós-graduado em Administração Pública pelo Instituto de Educação Superior de Brasília. Brasília, Brasil.

Resumo: Este artigo se propõe a discutir soluções no âmbito da administração pública para a situação brasileira em 2016. Por meio de uma pesquisa documental em notícias e publicações sobre a conjuntura econômica e fiscal daquele ano, buscou-se encontrar alternativas às medidas adotadas pelo atual governo e àquelas de cunho apenas teórico, cruzando dados, ideias, propostas e experiências governamentais-piloto para encontrar uma estratégia de governança-síntese que permitisse a responsabilidade fiscal sem alterar o projeto constituinte de 1988, que é perseguir o objetivo de se estabelecer um Estado de Bem-Estar Social no País. A principal característica dos players da Administração Pública que se espera numa situação de crise econômica, fiscal e política é encontrar não apenas as melhores recomendações, mas o melhor trajeto, com iniciativa, audácia e surpresa, levando ao paroxismo a noção de Gestão por Resultados com enfoque progressivo, gerindo a inteligência estratégica de atores políticos, institucionais e stakeholders.

Palavras-Chave: Accountability. Administração Pública. Governança. Planejamento. Território.
Tamanho: 189.87 KB

Comunicações


pdf

A difícil democracia: democracia ou capitalismo do desastre, o desafio à construção radicalmente democrática da cidadania

Lucia Regina Florentino Souto - luciafsouto@yahoo.com.br
Médica Sanitarista e Pesquisadora do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca – ENSP/Fiocruz
Tamanho: 201.99 KB

Resenhas


pdf

Homo Deus: A Brief History of Tomorrow

Por Bruno S. Noronha.
Especialista em Inteligência Estratégica.
Tamanho: 153.57 KB

Editor
Márcio Gimene

Equipe Editorial
André da Paz
Bruno Conceição
Daniel Conceição
Eduardo Rodrigues
Elaine Marcial
Gustavo Noronha
José Celso Cardoso Jr
José Luiz Pagnussat
Leandro Couto
Leonardo Pamplona
Mayra Juruá
Pedro Rossi
Raphael Padula
Ronaldo Coutinho
Thiago Varanda
Thiago Mitidier

Diagramação

Curupira Design

ISSN: 2237-3985

Uma publicação da ASSECOR