Projeto Brasil 2035 realiza Seminário após pesquisa sobre incertezas críticas

132

Fonte: Brasil2100

Projeto Brasil 2035 inaugurou uma nova etapa com uma consulta sobre as incertezas críticas para o desenvolvimento brasileiro. Até o final de julho, um grupo de especialistas recebeu um questionário com 66 perguntas (clique aqui para acessá-lo). Para cada uma delas, os participantes puderam dar duas respostas distintas, avaliando, inicialmente, a importância do tema e, depois, o grau de incerteza quanto a ocorrência ou não do evento.

O objetivo desta fase foi relacionar quais são a principais questões para os cenários do Brasil 2035, tomando como referência a questão norteadora do projeto: Que caminho o Brasil poderá trilhar até 2035 para que tenhamos um país desenvolvido, com uma sociedade mais livre, justa e solidária em 2100?

Os resultados foram consolidados e serão apresentados em um seminário agendado para a próxima terça, dia 9 de agosto, e serão insumo para oficinas de trabalho que acontecerão na sede do Ipea, em Brasília. As incertezas serão debatidas com os parceiros e colaboradores do projeto para, então, servirem de subsídios na geração e simulação dos possíveis cenários para o país em 2035. Confira a programação aqui

Incertezas
As incertezas críticas, segundo definição de Peter Schwartz, são variáveis sobre as quais não se sabe qual será seu comportamento futuro. Elas se apresentam como um mundo de possibilidades no futuro. Muitas vezes são sinais ínfimos, pouco percebidos, mas imensos em potencialidades. São, por isso, de grande importância para a geração de cenários.