Dilma, ministros e dirigentes de bancos públicos discutem política de exportação

119

A presidenta Dilma Rousseff promoveu uma reunião com membros da equipe econômica e da internacional para discutir as medidas que o governo pretende implementar este ano para ampliar o comércio exterior.

Embora o encontro ocorra a menos de uma semana do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, os principais assuntos discutidos podem ter sido a política nacional de exportações e o estímulo à abertura de novos mercados aos produtos brasileiros. No fim do mês, a presidenta vai reativar o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o chamado Conselhão. Na abertura da primeira reunião do Conselhão, Dilma prentende apresentar algumas medidas que poderão ser adotadas para superar a crise econômica.

Os ministros da Fazenda, Nelson Barbosa, do Planejamento, Orçamento e Gestão, Valdir Simão, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto, participaram das discussões, que duraram três horas e meia.

Também compareceram à reunião os ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, e das Relações Exteriores, Mauro Vieira, além do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Luciano Coutinho, e do vice-presidente de Agronegócios e Micro e Pequenas Empresas do Banco do Brasil, Osmar Dias.

Nesta manhã, durante café da manhã com jornalistas, Dilma manifestou otimismo quanto ao processo de recuperação do saldo da balança comercial brasileira por meio do aumento das exportações e do aumento da produção interna de insumos. Um representante do Tesouro Nacional também esteve presente, assim como o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, André Nassar.