Orçamento discute contingenciamento de recursos das universidades federais

140

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) promove hoje uma audiência pública sobre ocontingenciamento de recursos do orçamento das universidades federais. O debate foi solicitado pelos deputados Hildo Rocha (PMDB-MA) e Pedro Fernandes (PTB-MA).

Os parlamentares ressaltam que as universidades federais iniciaram suas atividades em 2015 com um corte orçamentário de 30%. A redução de recursos, segundo eles, provocou um agravamento na situação financeira dessas instituições, que já passavam por dificuldades desde 2014. 

“Hoje falta recursos para pagar serviços terceirizados e programas com estudantes. As reitorias e as diretorias acadêmicas trabalham para a manutenção dos serviços essenciais enquanto o contingenciamento vigorar, mas temem os impactos que serão produzidos sobre as atividades de ensino, pesquisa e extensão”, avaliam.

Foram convidados representantes da Secretaria de Orçamento Federal (SOF) do Ministério do Planejamento; e da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu-MEC).

A audiência ocorrerá no plenário 2, a partir das 10 horas.