Ministra diz que vai incluir moda no orçamento

116

A moda será incluída no orçamento deste ano do Ministério da Cultura, informou ontem a ministra, Marta Suplicy, durante a abertura da São Paulo Fashion Week. 
O setor dividirá com artes plásticasteatro e cinema, por exemplo, o aporte de R$ 3,26 bilhões que foi liberado pelo governo federal para a cultura. 
O montante que será destinado ao setor não está definido. Marta disse que sua pasta irá além da inclusão da moda na Lei Rouanet. 
Em agosto de 2013, a ministra autorizou três estilistas a captarem mais de R$ 7 milhões via renúncia fiscal, apesar de as propostas terem sido rejeitadas na comissão que define quem pode se beneficiar da lei. 
A aprovação pela ministra foi questionada na época. “A celeuma em torno da aprovação já era esperada e isso espantou os patrocinadores. Isso [a aprovação] está sendo deglutido pelas pessoas”, afirma. 
Para a ministra, “nenhum setor é pior do que o outro”, e o papel do ministério é “abrir as portas para a moda”. Sobre a política que está sendo planejada para o mercado, ela afirmou não ter detalhes. “Tudo o que disser hoje, amanhã posso desdizer.”