Planejamento completa seis meses de uso pleno do SEI com redução de 56% nas despesas de postagem

338
Em seis meses de uso pleno do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) reduziu em 56% as despesas de postagem. Em junho de 2014, quando o ministério ainda não utilizava o SEI, se investiu R$ 393.816,04 nesses serviços, contra R$ 171.364,97 em junho de 2015, após a implantação do Sistema.
 
Além disso, também é possível observar, no mesmo período, uma economia nos contratos de serviços de impressão de R$ 112.512,72 em junho de 2014 para R$ 96.607,00 em junho de 2015, com redução 14%. Atualmente, o SEI conta com 4.161 usuários cadastrados para operar o sistema e tem 66.387 processos em tramitação. Apenas no período de julho a agosto de 2015, constavam no sistema 13.111 processos concluídos por meio exclusivamente eletrônico.
 
A implantação do SEI no MP foi feita em etapas. Em outubro de 2014, foi elaborado um projeto piloto no qual era possível fazer a adesão a ata de registro de preços e solicitações de capacitação. Em fevereiro de 2015, a Secretaria Executiva do MP passou a utilizar o sistema que, em março deste ano passou a ser utilizado por todas as secretarias do MP.
 
“Além de coordenar a implementação do SEI em todo o governo federal, o Planejamento tem sido exemplo na adoção do sistema eletrônico em suas próprias unidades. Com o forte patrocínio da Secretaria-Executiva, fomos capazes de em pouco tempo fazer com que a geração e tramitação de todos os novos documentos fosse uma realidade. Estamos operando uma revolução em termos de eficiência e ganhos de produtividade nos processos administrativos”, avaliou a chefe da Assessoria Especial para Modernização da Gestão do MP (Asege), Vânia Vieira.
 
Além da economia possível com a redução de custos de impressão, envio e material de escritório, outra vantagem do SEI é a redução no tempo de tramitação de processos e a maior transparência. Os procedimentos tramitados no sistema estão disponíveis no Protocolo Integrado e as informações disponíveis contemplam tanto os processos gerados por cidadãos quanto aqueles realizados pelo órgão público.