PPA: principal instrumento de planejamento do governo federal é finalizado e entregue para deliberação do Congresso Nacional

263

Depois de meses de grande esforço e dedicação do Técnicos e Analistas de Planejamento e Orçamento na elaboração do Plano Plurianual que irá nortear os investimentos em políticas públicas para os anos de 2024 a 2027, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou nesta quarta-feira (30) o documento para o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, para apreciação dos parlamentares.

O plano, que contou com a participação de diferentes esferas da sociedade, tem como pilar seis prioridades e 88 programas que serão desenvolvidos para tornar o país mais justo, igualitário e democrático. Para isso, o PPA  2024-2027 traz como uma inovação a definição de indicadores chaves nacionais e metas, que poderão ser acompanhadas pela população.  No total, o PPA tem 69 indicadores-chave (sete ligados à visão de futuro e 62 vinculados a 35 objetivos estratégicos), como redução da taxa de pobreza, queda no desmatamento anual, redução da emissão de gases de efeito estufa e aumento do PIB per capita, entre outros.

Durante a cerimônia de entrega do PPA, o presidente Lula agradeceu a contribuição de todos e ressaltou que o documento é fruto do trabalho coletivo. “Nunca antes na história do Brasil o Congresso Nacional recebeu uma peça tão bem feita e trabalhada. O projeto traduz a qualidade da sabedoria popular, da participação da sociedade.” 

Na oportunidade, o presidente aproveitou para ressaltar que o plano apresentado para os próximos quatros anos será focado em atender as necessidades e anseios do povo. “Esse Plano Plurianual que concluímos e entregamos agora ao Congresso Nacional traz duas conquistas extraordinárias. A primeira é que o Estado brasileiro retornou a sua capacidade de planejamento, voltamos a olhar para o futuro. A segunda é que a sociedade voltou a ter um papel fundamental nas definições estratégicas do nosso país”, concluiu.

Assista à cerimônia de entrega do Plano Plurianual 2024 a 2027 (https://www.youtube.com/watch?v=mi9jQV2Tj1o)

Confira os documentos do PPA 2024-2027 em: 

https://www.gov.br/planejamento/pt-br/assuntos/noticias/2023/o-plano-plurianual-2024-2027-foi-entregue-hoje-ao-congresso-nacional-em-cerimonia-no-palacio-do-planalto