Golpe atualizado, fique alerta! Servidores e aposentados são alvo de falso benefício previdenciário

193

Após estelionatários utilizarem o nome da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda para aplicar um golpe contra servidores públicos aposentados e pensionistas, agora o golpe está sendo realizado em nome do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS).

Os criminosos entram em contato por telefone e pedem depósito para liberar um falso benefício previdenciário. Para evitar extorsões, o Ministério do Trabalho e Previdência sinaliza que todas as revisões de benefícios realizadas pela Previdência não precisam de nenhum pagamento.

A Secretaria de Previdência esclarece que todos os serviços e valores a receber, quando realmente existentes, constituem um direito dos servidores públicos, o que significa que são disponibilizados de forma gratuita. Nesses casos, portanto, o servidor não precisa pagar taxas nem realizar depósitos para ter direito a restituições ou reembolsos. A Secretaria de Previdência não entra em contato com os servidores por meio de cartas ou faz qualquer tipo de cobrança para prestar atendimentos e serviços.

A Assecor orienta que os servidores que receberem esse tipo de correspondência procurem a Polícia Civil para o registro de boletim de ocorrência e que os mesmos não forneçam seus dados pessoais a terceiros, já que essas informações podem ser utilizadas para fins ilícitos.