APO Clara Marinho publica artigo sobre os Desafios das mulheres negras no mercado de trabalho

223

A maioria da população brasileira é composta por mulheres negras, ainda assim, encontram-se inúmeros desafios históricos que refletem em sua inserção no mercado de trabalho. Para compreender as barreiras que interferem no atual cenário, a APO Clara Marinho publicou no Portal Geledés o artigo “Desafios das mulheres negras no mercado de trabalho”. O estudo é fruto de sua participação no programa de Aceleração do Desenvolvimento de Lideranças Femininas Negras: Marielle Franco, do Fundo Baobá.

O artigo aborda temas que perpassam a escravidão, os papéis sociais e as imagens de controle, as ações discriminatórias, as instituições e as políticas públicas. Questões como o início precoce e a saída tardia do mercado de trabalho; a concentração em ocupações subordinadas; o baixo retorno em relação ao avanço da escolaridade; as ameaças constantes de rebaixamento e expulsão, provocadas por mudanças sócio-econômicas, no ciclo de vida ou pelo racismo direto são colocadas em debate.

“Do ponto de vista coletivo, qualquer que seja sua cor, construa uma rede de profissionais antirracistas, que seja capaz de realizar ações concretas em favor das mulheres negras no mercado de trabalho. Institucionalmente, se engaje, apoie e instigue a renovação da gestão de pessoas, combatendo a ausência de mulheres negras em todos os escalões do seu espaço de trabalho. Pesquise, sugira e dê suporte à institucionalização de comitês pela equidade de gênero e raça, que têm avançado cada vez mais nas empresas, especialmente as maiores – as quais têm poder de influenciar suas cadeias de subcontratação com as medidas adotadas. Dê sugestões, impulsione e divulgue bolsas de estudo, premiações e contratações voltadas para mulheres negras feitas por empresas, organizações sociais, associações e governos”, trecho da publicação em que Clara Marinho apresenta ações afirmativas.

Acesse e confira o artigo na íntegra AQUI