Informe sobre a atualização da mensalidade dos associados

149

Conforme informado na última assembleia, realizada em fevereiro, as contribuições dos associados, que estavam congeladas desde 2016, vão ser atualizadas para 0,71% do subsídio, conforme previsto anteriormente.

Após um intenso processo de negociações em 2015, os subsídios dos associados foram reajustados em quatro parcelas, sendo a última em janeiro de 2019, conforme estipulado na lei 13.327/2016. No entanto, como havia dúvidas acerca do cumprimento do acordo por parte do governo federal, a direção da Assecor decidiu congelar o valor absoluto das mensalidades nos últimos anos de modo a evitar qualquer prejuízo aos associados. Vale lembrar que o governo Temer tentou adiar o reajuste em 2017 e 2018, o que demandou ações judiciais para suspender a medida e garantir os reajustes propostos.

No entanto, devido a limitações do sistema SIAPE, do Serpro, a empresa especializada contratada pela Assecor, a SIGAS, orientou que as atualizações sejam realizadas de forma gradual, para evitar descontos indevidos. Desta forma, neste mês, foi possível atualizar somente as contribuições de 100 (cem) associados, sendo que as demais mensalidades serão atualizadas no mês de maio.