Líder do governo afirma que “clima mudou” entre Executivo e Câmara

0 20

O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), fez um balanço positivo das últimas duas semanas e disse que “o clima mudou” nas negociações entre o Executivo e os deputados. Segundo ele, um novo diálogo está sendo estabelecido.

“Foi uma semana vitoriosa, que amorteceu os problemas. O bom diálogo está sendo instalado e evita isso de partir para o tudo ou nada”, disse.

Guimarães citou votações como a da PEC172/12, o acordo em torno das mudanças do FGTS e a negociação em torno do reajuste do Supersimples. Ele também falou sobre o decreto que regulamenta profissões médicas e disse que deputados e sociedades médicas estão negociando com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, um novo texto. O primeiro havia gerado uma crise entre os deputados da área da saúde e o governo.

Indagado por jornalistas, o líder afirmou que o governo não estuda a reedição da CPMF, imposto que financiava a saúde e foi derrubado no Senado em 2007. “Pessoalmente, sou favorável a uma nova forma de financiamento da saúde, mas o governo nunca discutiu isso ou a CPMF”, disse.