Planejamento participa de feira internacional sobre inclusão digital

164

Folhetos em braile, mesa interativa com jogos sobre acessibilidade e um CD com conteúdo necessário para elaborar sites que possam ser acessados por todos os cidadãos, inclusive aqueles com algum tipo de deficiência, mobilidade reduzida, pessoas idosas e aqueles sem muita familiaridade com computadores. Ferramentas como essas estão sendo apresentadas pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) durante a XIII Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech), que começa hoje (9) e vai até domingo (12), na São Paulo Expo, em São Paulo-SP. 

Na última edição do evento, 52 mil pessoas circularam pela feira. “Esta é uma oportunidade para levarmos os programas de acessibilidade do governo federal ao seu público-alvo”, disse a coordenadora-geral de Normas e Padrões de Governo Eletrônico do MP, Fernanda Hoffmann. As iniciativas governamentais estão reunidas em um estande na feira, coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Um dos destaques do estande é um jogo interativo que simula aos visitantes os entraves e obstáculos que as pessoas com deficiência encontram ao tentar acessar sites. Um dos exemplos é o captcha, dispositivo que apresenta imagens com letras e números que os usuários devem reconhecer para obter acesso a conteúdos ou fazer login em uma página. “O captcha é um fator que impossibilita o acesso do usuário cego ou com baixa visão”, explicou Fernanda.

eMAG – As determinações de acessibilidade digital estão reunidas no Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG – versão 3.1). O documento é voltado para profissionais que atuam no desenvolvimento, manutenção, adequação e alimentação de portais e sítios eletrônicos da administração pública. “Os sítios governamentais devem dar o exemplo e serem os primeiros a adotar critérios de acessibilidade”, defendeu Hoffmann. 

Lançado há oito anos, o eMAG estabelece recomendações padronizadas e de fácil implementação sobre acessibilidade para os sítios e portais do governo brasileiro.

Reatech – Considerada a maior feira de reabilitação na América Latina, o evento reúne agências de emprego, instituições financeiras, segmentos de animais treinados e órgãos governamentais. Mais informações podem ser acessadas no endereço: http://www.reatech.tmp.br/.