ENAP publica folder sobre aposentadorias e pensões

149

Fonte: ENAP

A Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) lançou mais um folder da série ENAP Estudos. A pesquisa tem o seguinte tema: “Aposentadorias e Pensões”. Os dados foram extraídos das edições de março do Boletim Estatístico de Pessoal (1997 a 2013), da Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Segep/MP).

folder traz estatísticas sobre servidores públicos federais aposentados, militares reformados e instituidores de pensão, ou seja, o servidor cujo falecimento gerou concessão de pensão a seus dependentes. Tendo em vista as reformas previdenciárias ocorridas ao longo dos últimos 15 anos, o estudo retrata a evolução e as mudanças nos perfis das aposentadorias na administração pública federal. 

A pesquisa possui os seguintes itens, entre outros: 
• quantitativo de servidores públicos aposentados, militares reformados e instituidores de pensão da União, por Poder;
• distribuição dos servidores públicos ativos, aposentados e instituidores de pensão do Poder Executivo, por órgão;
• evolução do quantitativo de ingressos e aposentadorias dos servidores públicos do Poder Executivo Federal;
• evolução da idade média das aposentadorias dos servidores públicos do Poder Executivo, segundo o sexo; e
• despesa média com servidores aposentados, militares reformados e instituidores de pensão, por Poder.

A série ENAP Estudos tem o objetivo de divulgar dados sistematizados sobre o serviço público federal. Dessa forma, as pesquisas contribuem para a consolidação do direito constitucional de acesso à informação. Também colaboram com a produção de conhecimento sobre gestão pública. 

Clique aqui para acessar a versão eletrônica do folder sobre “Aposentadorias e Pensões”, integrante da série ENAP Estudos.