Mensagem do presidente da ASSECOR sobre a mobilização do dia 9 de maio

0 24

Caros colegas,

Preocupo-me com o fato de nossa reivindicação salarial talvez não tenha sido bem compreendida por alguns de nós, embora tenha sido dada oportunidade a todos para participar da sua construção, e que ela tenha sido aprovada em assembleia. É importante que todos nós saibamos onde queremos chegar com tal proposta salarial: ter o reconhecimento por parte do Governo da importância de nossa carreira para o Estado. Ela não é menos importante que qualquer outra sob nenhum aspecto, e a remuneração tem de ser compatível com esse reconhecimento. Assim, não aceitaremos mansamente sermos tratados como servidores de segunda categoria.

De 2010 para cá passamos a investir em iniciativas que valorizam a carreira: fomos os idealizadores e, junto com outras três associações, fundadores do “Fórum de Planejamento e Desenvolvimento Nacional”; neste mês lançaremos o terceiro número da “Revista Brasileira de Planejamento e Orçamento”; organizamos três seminários muito instigantes, que contaram com a participação de importantes convidados; estamos no meio de uma pesquisa que visa retratar os setoriais de planejamento e orçamento, com vistas a fazermos consistentes proposições de aperfeiçoamento do sistema.

Por outro lado, vocês estão cientes das dificuldades para avançarmos na negociação salarial. Estamos atuando em todas as frentes possíveis: no fórum que congrega todas as entidades nacionais representantes dos servidores públicos federais, no fórum das carreiras exclusivas de Estado e, de mais longa data, junto com as demais carreiras do Ciclo de Gestão e Núcleo Financeiro. As negociações junto à SRT/MP estão duras, e o horizonte não é promissor.

Somente nossa mobilização poderá reverter este quadro. Não estamos falando em greve ou enfrentamentos desnecessários. Não é essa a nossa estratégia. Mas o Governo precisa saber que nós estamos atentos e que não aceitaremos ser jogados para escanteio.

Estamos nessa luta articulados com as demais carreiras exclusivas de Estado, em especial os colegas do ciclo de gestão (analistas e técnicos de finanças e controle, gestores, analistas de comércio exterior e servidores do IPEA) e do núcleo financeiro (analistas e técnicos do BACEN e servidores da CVM e da SUSEP). Somos respeitados enquanto categoria e entidade de classe, mas ninguém aceitará nos carregar nas costas, e não seremos peso para ninguém.

Então, convoco a todos (analistas, técnicos, aposentados) para participarem de nossa assembleia marcada para a próxima quarta-feira, às 14h00 no auditório subsolo do bloco K. Esse ato integra um movimento conjunto de todas as categorias exclusivas de Estado.

Converse com sua chefia imediata, utilize a flexibilidade que é possível. Tenho certeza que pouquíssimos colegas teriam justificativas fortes para não participar. Assim, espero todos lá!

* Clique aqui para ler a ata da última assembleia, realizada no dia 25 de abril.

Mobilização

Data: 9 de maio, quarta-feira;

Horário: 14;

Local: Ministério do Planejamento (Bloco K, auditório do subsolo).

* Os servidores da SOF que necessitarem de transporte para o local da mobilização devem entrar em contato com a ASSECOR pelo telefone 3274-3132 ou e-mail gerencia@assecor.org.br, caso haja demanda será dispobinilizado um ônibus para o transporte. Confirmar até às 13h desta terça-feira (8/9).

Eduardo Rodrigues da Silva

Presidente da ASSECOR