Negociações com o governo não avançam

143

No dia 28 de março, seis mil servidores federais participaram de mobilização na Esplanada dos Ministérios. Nesse dia, o presidente da ASSECOR, Eduardo Rodrigues, participou de duas reuniões na Secretaria de Relações de Trabalho (SRT) do Ministério do Planejamento. Pela manhã, foi promovido um debate sobre temas gerais com os integrantes da Campanha Salarial Unificada. Na noite do mesmo dia, o grupo de entidades representantes das Carreiras Exclusivas de Estado, do qual a ASSECOR faz parte, foi recebido pelo secretário de Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça, para tratar de pautas especificas dessas carreiras.

Campanha Salarial Unificada

Durante a primeira reunião, o secretário reafirmou que não há previsão de reajuste salarial em 2012. Segundo Mendonça, há uma remota possibilidade de avançar nas negociações do aumento do valor de benefícios como auxílio-alimentação, creche, transporte e plano de saúde.

A política de governo será de corrigir as distorções entre as carreiras, por isso serão agendadas reuniões setoriais para tratar pautas especificas.  Quando cobrado sobre o prazo para a apresentação de uma proposta formal aos servidores, Mendonça destacou que o Ministério do Planejamento fará todo o esforço para buscar um desfecho das negociações até o dia 31 de julho.

“Anteriormente, o prazo estipulado pela SRT para o fechamento das negociações salariais era 31 de agosto, totalmente inviável, pois nessa data a proposta deveria estar finalizada para o envio ao Congresso. A nova data, 31 de julho, ainda é irrealizável, pois várias outras negociações e parâmetros econômicos são fechados antes disso”, avaliou o presidente da ASSECOR.

DSCN0115

A próxima atividade de mobilização da Campanha Salarial Unificada será no dia 25 de abril. O Dia Nacional de Luta prevê a paralisação de atividades em todo o serviço público federal. Um novo encontro com as 31 entidades foi agendado para o dia 24 de abril.

Início das negociações setoriais

sinalreuniaosrt

Na noite da quarta-feira (28/3), o presidente da ASSECOR e os representantes das Carreiras Exclusivas de Estado participaram de uma segunda reunião com o secretário de Relações do Trabalho. Esse encontro marcou a retomada dos debates das pautas específicas das carreiras.

“Os dirigentes cobraram celeridade nas negociações, indicando como prazo razoável para a conclusão dos debates a segunda quinzena de maio. Reafirmamos a proposta de tabela entregue no ano passado, que deve ser corrigida pela inflação do período, e a necessidade de cumprimento dos acordos firmados em 2010, que no caso da ASSECOR, trata da modernização da carreira”, informou o presidente da ASSECOR.

A próxima reunião com as carreiras do Ciclo de Gestão e Núcleo Financeiro foi marcada para o dia 11 de abril.

 

Com informações da Condsef.

Foto – SINAL – www.sinal.org.br