Por que retomar o debate da renda básica

55

Como o debate de uma renda universal pode ser feito num contexto de restrições orçamentárias? Podcast da Assecor abordou o assunto.

O tema da renda básica de cidadania é antigo, mas ainda muito atual. Com o mundo ainda tentando compreender como vai gerar emprego e renda diante das transformações econômicas apresentadas pela digitalização, o que foi agravado pela ascensão da Ásia como novo centro dinâmico da economia global, o debate da sobrevivência social voltou com força.

Politicamente, os países do Ocidente e sua periferia vêm sendo empurrados para escolhas frequentemente dramáticas e no mais das vezes, insuficientes: democracias liberais incapazes de promover desenvolvimento por estarem amaradas ao projeto de globalização, por um lado, ou governos anti-globalização que vêm se notabilizando por agir com mão de ferro e isolacionismo em seus contextos nacionais. Até aqui, nenhuma experiência prática de ambas as correntes gerou um resultado socialmente satisfatório.

Enquanto isso, aumenta a necessidade de criar para as sociedades as condições mínimas de sobrevivência, sob o risco de intensificação das ondas migratórias, da vulnerabilização climática, do colapso das infraestruturas sociais, da segurança pública e das próprias cidades.

É diante desse quadro de perspectivas que a possibilidade da renda básica de cidadania pode e deve ser discutida nos tempos atuais, principalmente em lugares historicamente marcados por desigualdade socioeconômica intensa e em processo de desconstrução de seu tecido de proteção social. Como é o caso do Brasil.

A Assecor ouviu um especialista no assunto, Vinícius Amaral, no episódio 5 de nosso podcast Orçamento sem Segredo. Convidamos a retomar esse debate agora, pela pertinência do tema.

Até que ponto as restrições fiscais são limitadores reais de uma política de renda básica para todos? Esta pode ser uma saída para garantir direitos básicos no Brasil? Deve ser uma saída a considerar? Que tipo de adaptação teria que ser feita nos orçamentos públicos para dar conta da política? Relembre no episódio 5 do podcast Orçamento sem Segredo como Vinícius Amaral tratou dessas questões.

Ouça agora: https://open.spotify.com/episode/1GEtyK6vP1gE6IrgOqi0yb