Reajuste salarial de servidores do executivo é aprovado por deputados e senadores

469

O Congresso Federal aprovou nesta quarta-feira (26) o Projeto de Lei do Congresso Nacional n° 2, de 2023, que viabiliza o reajuste salarial de 9% para os servidores federais.

A proposta ratificada por deputados e senadores foi pactuada conforme acordo realizado junto às entidades representativas das servidoras e servidores públicos federais do poder executivo civil no âmbito da Mesa Nacional de Negociação Permanente – MNNP. Com a validação, o texto será sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em cerimônia a ser realizada nesta sexta-feira (28).

Em mensagem publicada em suas redes após a votação, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, comemorou a aprovação da matéria e parabenizou os envolvidos pelo reajuste concedido aos servidores. “Agradeço ao Congresso pela sensibilidade em aprovar o PLN 2/2023 que autoriza reajuste dos servidores federais! Agora colocaremos em prática o acordo fechado na Mesa de Negociação, o 1º desde 2016!”, declarou.

Promessa do governo Lula durante campanha presidencial, o reajuste concedido ao executivo foi negociado junto às entidades filiadas aos fóruns nacionais de servidores públicos e aprovado pouco depois dos 100 dias de mandato.

A partir de agora serão iniciadas as negociações visando a pactuação do próximo reajuste, a ser implementado em 2024.