Assecor e Universidade Católica de Brasília lançam o projeto CENÁRIOS BRASIL 2040

359

Em live realizada na última quinta (26), a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor) e a Universidade Católica de Brasília lançaram o projeto CENÁRIOS BRASIL 2040. A transmissão ao vivo contou com a participação de representantes do governo e de instituições parceiras.

Especialistas da academia, da sociedade civil e da administração pública serão convidados a construir, de modo coletivo, alternativas de futuro para o Brasil.

Para Márcio Gimene, presidente da Assecor, essa diversidade nas respostas é o diferencial do projeto. “Nós acreditamos que essa pluralidade é fundamental não só para o resultado final do trabalho, mas pelo exercício pedagógico de ouvirmos e aprendermos uns com os outros nessa construção coletiva”, explicou o presidente durante a transmissão.

Já para o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, estudos de cenários são fundamentais para pensar o país: “(Esse tipo de projeto) é fundamental para construção de políticas de Estado”, afirmou o ministro durante a sua participação na live.

Fernando Sertã, subsecretário do Plano Plurianual da Secretaria de Orçamento Federal, também acredita que o projeto CENÁRIOS BRASIL 2040 é extremamente relevante e vê como uma grande oportunidade para o país. “Reunir tantos especialistas de diversas áreas para discutir esses temas de suma relevância é uma grande oportunidade para fundamentar o planejamento do país”, destacou Sertã durante o evento.

O projeto CENÁRIOS BRASIL 2040 terá condução metodológica do Núcleo de Estudos Prospectivos da Universidade Católica de Brasília, coordenado pela Doutora Elaine C. Marcial, tendo como referência o Modelo Síntese dos Métodos de Construção de Cenários.

E para a Elaine C. Marcial, o projeto “não está preocupado em adivinhar o que vai acontecer, mas em traçar possibilidades para o futuro, identificar ameaças e refletir sobre quais projetos devemos priorizar”, ressaltou a doutora durante o lançamento.

Com o resultado do projeto CENÁRIOS BRASIL 2040, espera-se que o processo coletivo de elaboração dos cenários contribua para a elaboração dos próximos planos plurianuais da União e dos governos estaduais, bem como para a atualização dos planos setoriais e regionais.