Vice-Presidente da Assecor, Roseli Faria, participa da live de lançamento da multiplataforma “Que estado queremos?”

155

009_liveroseli_print.png

A vice-presidente da Assecor, Roseli Faria, participou nesta quinta-feira (4) da live de lançamento da multiplataforma “Que estado queremos?”. A iniciativa da ANESP, apoiada pela Assecor, surge para qualificar o debate sobre temas relacionados ao Estado brasileiro e, neste momento, sobre a Reforma Administrativa em curso no país.

Ao ser questionada sobre que Estado almeja, Roseli Faria conta que para ela é aquele que respeita a Constituição da República de 88. “O modelo de Estado que espero é aquele que oferta o Sistema de Saúde (SUS) para todos, que promove a educação pública de qualidade de forma igualitária, que promove a livre iniciativa, e, ao mesmo tempo, defende os direitos trabalhistas, incluído os dos servidores públicos, que também são trabalhadores, e que estão comprometidos em oferecer serviços de qualidade para a população”, aborda Roseli.

Para a vice-presidente, além da Reforma Administrativa, é importante se atentar à PEC Emergencial, considerada tão grave quanto e que em tese foi colocada como medida de enfrentamento à uma crise fiscal que de fato não existe. “Ela possibilita a redução de jornada de trabalho dos servidores, o que implica diretamente na oferta de serviços públicos no meio da maior crise sanitária dos últimos 100 anos”, relata e acrescenta “é importante buscar entender sobre a PEC do Pacto Federativo e suas consequências, pois ela repete o que está na PEC Emergencial e ainda reduz mínimos para a saúde e educação, ou seja, esse conjunto é o que vai afetar a Constituição de 88 e que devemos estar atentos”.

Em relação às estratégias que podem ser adotadas visando traduzir para a sociedade o debate e obter apoio, Roseli ressaltou, “Uma das articulações é a de conversar com colegas servidores, independente das ideologias, fazendo com que eles entendam a gravidade que essas PECs trazem em termos de projeto de país e a importância da luta que estamos enfrentando para a construção de uma sociedade livre, justa e solidária”, finaliza.

A live está disponível no Youtube da inciativa: https://www.youtube.com/watch?v=f1zOfwA7bFQ&t=881s

Para saber mais sobre o projeto, acesse: queestadoqueremos.org