Fazenda divulga nota para reforçar compromisso com ajuste fiscal

133

Depois de reunir com 17 governadores, o ministério da Fazenda divulgou uma nota em que reforça o compromisso do governo em cumprir a meta de resultado fiscal neste ano, num claro recado de que não há margem para qualquer ajuda extra que possa aliviar a crise nos estados, principalmente do Norte e Nordeste. A meta para este ano é de um déficit de R$ 170,5 bilhões.

“Nossa avaliação é de que temos que dar segurança à economia e à sociedade de que o governo vai cumprir o resultado primário de modo que a confiança volte. Já está voltando no serviço, no comércio, na indústria e no consumidor. É fundamental que sejamos capazes de cumprir a meta”, disse o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, em nota.

De acordo com o texto, Meirelles disse aos governadores que a melhora dos indicadores econômicos aponta para a retomada da economia e lembrou a previsão de crescer 1,6% em 2017.

“Ao receber os governadores, o ministro reafirmou que o descontrole do crescimento da dívida pública é a causa da atual situação fiscal dos Estados e da União. E reforçou a necessidade do alinhamento dos pedidos dos Estados com a Lei de Responsabilidade Fiscal e a meta de resultado primário”, informou a nota da Fazenda.