Meirelles afirma que Brasil pode crescer 2,5% em 2018

159

 ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta sexta-feira (2), na China, que o Brasil pode crescer 2,5% em 2018 e tem potencial de expandir ainda mais, segundo a Reuters.

“As previsões são de um crescimento de 1,6% em 2017 e de 2,5% em 2018. A tendência histórica do Brasil é ter taxas substancialmente maiores e vamos trabalhar para voltar a crescer ao redor de 4% em média”, disse Meirelles em seminário empresarial em Xangai, onde acompanha o presidente Michel Temer, de acordo com a agência de notícias.

 

De acordo com a pesquisa Focus realizada pelo Banco Central, a expectativa dos economistas consultados é de uma expansão de 1,23% em 2017 e de 2% no ano seguinte.

Já o Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê crescimento de 0,5% da economia brasileira em 2017, contra uma projeção de crescimento nulo feita nos dois últimos levantamentos do órgão.

PIB em queda
No segundo trimestre deste ano, a economia brasileira continuou em queda. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro recuou 0,6% em relação ao trimestre anterior. É o sexto trimestre seguido de queda. Em valores correntes, o PIB chegou a R$ 1,5 trilhão.

Quando os números do segundo trimestre são comparados com os do mesmo período de 2015, os resultados são bem mais negativos. Nessa base de comparação, o PIB caiu 3,8%.

Economistas ouvidos pelo G1 ponderam que qualquer saída da recessão, se é que já começou, será lenta e modesta.

Viagem à China
Temer e Meirelles participarão na China de uma reunião de cúpula do G20. É a primeira viagem internacional de Temer como presidende, um dia depois de ser empossado. Temer desembarcou em Xangai junto com o presidente do Senado, Renan Calheiros, e o ministro de Relações Exteriores, José Serra.

Na passagem da comitiva brasileira em Xangai, empresários chineses anunciaram investimento de mais de R$ 10 bilhões no Brasil nos próximos anos. Entre esses investimentos estão a construção de projetos siderúrgicos no Maranhão, compra de aviões da Embraer e obras de melhoramento da infraestrutura do setor agrícola.

No discurso no evento com empresários chineses e brasileiros, Temer destacou que essa é sua primeira missão oficial como presidente efetivado, disse que os indicadores econômicos no Brasil estão melhorando e que o país vai superar a crise.