Enap realizará curso internacional sobre liderança feminina em parceria com ENA/França
A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) realizará, em parceria com a École Nationale d’Administration (ENA/França), o curso internacional Liderança Feminina: Estratégias para o Fortalecimento de Competências. A diretora da ENA, Nathalie Loiseau, especialista em questões de gênero no trabalho, virá ao Brasil para participar do evento, que faz parte das atividades comemorativas dos 30 anos da Enap e marca a retomada da cooperação entre as instituições.
As inscrições estarão abertas a partir do dia 9 de maio. O curso será realizado de 1º a 3 de junho. Serão três dias de discussão teórica e atividades práticas no sentido de trocar experiências e refletir sobre estratégias para o fortalecimento de competências voltadas à liderança feminina e para a ampliação do acesso de mulheres a posições de liderança na administração pública.
A capacitação será ministrada pela professora da ENA, Gisèle Szczyglak, especialista em mentoring e com experiência nas áreas de gestão de talentos e implementação de redes profissionais. Entre os temas a serem abordados, estão o retrato ideal do líder, obstáculos às carreiras das mulheres e como construir suas redes e estratégias de aliança. A atividade acontecerá no idioma francês, com tradução simultânea. A carga horária totalizará 18 horas.
Café com Debate – A programação terá início com o Café com Debate: Desafios para a Igualdade de Gênero na Administração Pública – Diálogo Internacional Brasil/França, que terá como debatedoras a diretora da ENA, Nathalie Loiseau, e a ministra Sônia Gomes, diretora do Departamento de Administração e presidente do Comitê de Gênero e Raça do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
O evento abordará as perspectivas e desafios dos governos francês e brasileiro para promover a igualdade de gênero na administração pública, por meio de uma abordagem comparativa e, com um olhar inovador, permitir a mudança na cultura organizacional de gestão.