Planejamento lançará programa de controle de irregularidade

142
No próximo dia 3 de maio, o ministro Valdir Simão fará o lançamento do Programa de Integridade do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP). O evento será realizado no auditório do edifício-sede do ministério, em Brasília, no bloco K da Esplanada dos Ministérios, com início às 10h.
 
O programa tem a finalidade de mitigar ocorrências de corrupção e desvios éticos no próprio ministério a partir da mobilização e participação ativa dos gestores públicos. A iniciativa pioneira deverá servir de piloto para os demais órgãos e entidades do Executivo Federal.
 
O conjunto de ações a serem desenvolvidas dará foco ao aperfeiçoamento dos atuais instrumentos de prevenção, detecção e remediação de atos lesivos à administração pública. Nesse contexto, amplificará os esforços de combate à corrupção já realizados nos últimos anos com iniciativas voltadas para aumentar a transparência, promover a gestão adequada de recursos e a adoção de mecanismos de punição de agentes públicos por desvios de conduta.
 
Estão previstas atividades por meio de comitês de gestão da integridade e de riscos e controle; capacitações continuadas de servidores selecionados pelo perfil de multiplicadores e a disponibilização de canais de denúncia, como as ouvidorias.
 
A apresentação detalhada do Programa de Integridade será feita pelo assessor especial de Controle Interno e presidente da Comissão de Ética Pública Setorial do MP, Rodrigo Fontenelle.
 
O evento será aberto para imprensa e cidadãos, além de contar com a participação de servidores de órgãos de controle, assessores especiais de controle interno e do próprio ministério.