Inscrições abertas para cursos a distância de Acessibilidade e Interoperabilidade Digital

145

Estão abertas as inscrições para os cursos a distância em Acessibilidade Digital (conteudista e desenvolvedor) e Introdução à Interoperabilidade. As três capacitações são uma parceria do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). As turmas serão iniciadas em março.

Queremos proporcionar aos servidores públicos mais conhecimento sobre os benefícios para a gestão pública da implantação destas duas ações nos sistemas, sítios e portais do governo federal”, afirma o secretário adjunto de Tecnologia da Informação, Fernando Siqueira.

A oferta dos Cursos de Acessibilidadetanto para conteudista quanto para desenvolvedor, levam em consideração as orientações do Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico (eMAG). O eMAG é uma ferramenta direcionada a profissionais que lidam com a elaboração de páginas governamentais. O documento traz recomendações a serem consideradas na implementação da acessibilidade dos sítios e portais do governo brasileiro de forma padronizada.

Já o curso de Introdução à Interoperabilidade é baseado nos Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico (ePING). O objetivo é fazer com que os alunos apliquem políticas e especificações claramente definidas gerenciamento de informações nas organizações e sistemas computacionais do governo. “Visamos disseminar os padrões de interoperabilidade de bases governamentais para melhorar a prestação de serviços a sociedade”, disse Siqueira. A ePING completou 10 anos em 2015.

Os três cursos tem carga horária de 20 horas, são gratuitos e utilizarão a plataforma Moodle disponível na Escola Virtual ENAP. Mais informações sobre os cursos podem ser encontradas na Escola Virtual EnapEm caso de dúvidas, entre em contato com a equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) pelo seguinte endereço eletrônico: govbr@planejamento.gov.br