‘País precisa de crescimento, crescimento já’, diz Levy

130

POR BÁRBARA NASCIMENTO

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy – Ailton de Freitas / O Globo

 

BRASÍLIA – Na semana em que o governo pretende anunciar uma nova revisão da meta fiscal para 2015, admitindo um déficit, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou que o país precisa de “crescimento já”. Ele concedeu uma coletiva de imprensa junto ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixiera, para anunciar o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), uma cooperação entre empreários e governo para alcançar os objetivos ambientais com que o país se compromete.

O ministro reforçou a necessidade de o Brasil retomar o crescimento rapidamente ao ser questionado sobre os investimentos em mobilidade urbana, que estão parados por falta de investimentos. Levy enfatizou que a capacidade do governo de se financiar depende de “uma equação orçamentária que começa com o Orçamento de 2016” e passa por uma priorização e otimização de gastos.

— No equilíbrio macroeconômico você facilita as condições gerais de crescimento na economia. O país precisa de crescimento, crescimento já.

Questionado sobre qual seria o tamanho do rombo nas contas desse ano, Levy brincou:

— A meta de redução de emissões estabelecida pela presidente em Nova York? Qual foi a meta, ministra Izabella?

Em relação à aprovação do projeto que define um regime especial de tributação para repatriação de ativos no exterior, que passou em comissão especial mas com profundas alterações que prejudicam a proposta inicial enviada ao governo, Levy se limitou a dizer que acha melhor “deixar a liderança do governo se manifestar sobre isso”.

— É um tema que está no Congresso. Eu não vi o relatório, acho que área política pode se pronunciar dadas as características do que foi apresentado.