CG na mídia: Associações defendem profissionalização da gestão pública

208

Fonte: Congresso em Foco

 

Formado pela união de quatro carreiras públicas, o Ciclo de Gestão defende a profissionalização da gestão pública. O grupo é composto pela Associação dos Analistas de Comércio Exterior (AACE), pela Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor), pela Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp) e pela Associação dos Funcionários do IPEA (Afipea).

Parceiro no Prêmio Congresso em Foco 2015, o Ciclo de Gestão premiará os parlamentares mais votados na categoria Profissionalização da Gestão Pública. Perguntado sobre o que espera do parlamentar vencedor, o presidente da Anesp, João Aurélio, é categórico: “Esperamos que ele ou ela transforme essa bandeira em realidade na sua ação política. Que lute para que o comando político exista, mas que se transforme em realidade por meio de uma administração profissionalizada”.

Para o presidente da associação, é indispensável que deputados e senadores compreendam a separação entre o corpo político e técnico, sem perder de vista o diálogo entre as duas áreas. “Que entenda a separação (que é inevitável) do comando político e de uma gestão técnica, neutra e profissional. Essa separação Governo e Estado é fundamental para o bom funcionamento até do corpo político.”

João Aurélio explica que o conceito de profissionalização da gestão pública envolve o reconhecimento do comando político, que deve atuar em sintonia com o corpo técnico de profissionais públicos, que fornecem conhecimentos especializados para concretizar as ações previstas. “A profissionalização da administração, a boa gestão, são pautas que precisam ser encampadas pelo corpo político”, afirma João Aurélio. “A profissionalização da máquina é a única forma pela qual o Estado pode ser administrado e a vontade política pode se transformar em realidade”, acrescenta.

O presidente da Anesp conta que a formação do Ciclo de Gestão aconteceu devido à consciência da importância de estreitar os diálogos entre as quatro carreiras públicas envolvidas. “A realidade dos nossos ofícios nos obriga a ver que precisamos estar juntos para poder contribuir. Isolados é difícil perceber o que estamos fazendo, podemos fazer melhor juntos.” Ao todo, as carreiras que compõem o Ciclo de Gestão somam mais de 2.500 servidores.

Prêmio Congresso em Foco

As votações para o Prêmio Congresso em Foco foram encerradas no último domingo (20). Durante um mês internautas puderam votar nos parlamentares que, a seu ver, melhor representam a população no Congresso Nacional  desde que ele – ou ela – não respondesse a inquéritos ou ações penais no Supremo Tribunal Federal (STF). Para evitar qualquer tipo de manipulação a votação foi monitorada pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF).

Os vencedores serão anunciados na cerimônia de premiação, no dia 8 de outubro, em Brasília. Serão premiados os 20 deputados e os dez senadores mais votados, nas duas categorias gerais (Melhores Deputados e Melhores Senadores), e os cinco parlamentares com maior número de votos em cada uma das categorias especiais. São elas: Parlamentares de Futuro, Defesa da Cidadania e da Justiça Social, Defesa da Agropecuária, Combate à Corrupção e ao Crime Organizado e Profissionalização da Gestão Pública.

Além destas, serão premiados os cinco parlamentares mais votados nas categorias Senadores e Deputados mais bem avaliados pelos Jornalistas. A votação  dos profissionais de imprensa especializados na cobertura do Congresso Nacional ocorreu entre os dia 8 e 10 de setembro, por meio de urnas itinerantes, com acompanhamento do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal.

Veja quais são os senadores mais bem avaliados pelos jornalistas

Veja quais são os deputados mais bem avaliados pelos jornalistas

Prêmio Congresso em Foco 2015 é patrocinado pela Ambev e pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb).

Conta com o apoio da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), o Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), a Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), o Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), Associação Nacional dos Procuradores do Estado (Anape), Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico-DF), e com as quatro entidades que integram o Ciclo de Gestão do Poder Executivo Federal: a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp), a Associação dos Analistas de Comércio Exterior (AACE), a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor) e a Associação dos Servidores do Ipea (Afipea). O projeto tem ainda a parceria institucional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) e do site Vote na Web.

Mais sobre o Prêmio Congresso em Foco 2015