Senado aprova projeto que reduz desonerações da folha de pagamento

106

O Senado aprovou na noite de quarta-feira (19) o projeto que reduz as desonerações da folha de pagamento com 45 votos a favor e 27 contra. A proposta que o Executivo enviou ao Congresso Nacional é o último item do ajuste fiscal do governo a tramitar e segue agora para sanção presidencial.

O texto estava atravancando a pauta do Senado desde a semana passada. O impasse se dava pela bancada governista tentar reverter as mudanças feitas na proposta pela Câmara dos Deputados. O texto original, enviado pela presidência, aumentava a contribuição previdenciária que as empresas têm de pagar ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), na tentativa de aumentar a arrecadação do governo. Já o texto aprovado nas casas, reduz a carga tributária de cerca de 50 setores, mas mantém benefícios para seis áreas: call centers, comunicações, transportes, calçados, confecções e cesta básica. Segundo O Globo, sua aprovação é uma derrota para o governo.

Câmara aprova texto-base que reduz desoneração da folha de pagamento O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) disse que mesmo não concordando com as alterações da Câmara, era preferível aprovar o projeto do que alterá-lo e precisar de que ele passasse por uma nova votação na Câmara. “É a chance de o Senado encerrar o último capítulo do ajuste fiscal e de levar o Brasil a dar um passo adiante”, afirmou ao G1.