Nelson Barbosa diz que alta do IPCA é temporária

152

BRASÍLIA – O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, disse nesta quarta-feira que a alta da inflação em maio é um reflexo do realinhamento de preços ocorrido no início de 2015. Segundo ele, apesar de o IPCA ter ficado em 8,47% num período de 12 meses fechados em maio (maior taxa desde dezembro de 2003), esse percentual é temporário, pois o Banco Central (BC) está fazendo todos os esforços para trazer os índices de preços para o centro da meta, de 4,5%. A expectativa da equipe econômica é que a inflação convirja para o centro da meta no final de 2016.

— O Banco Central está fazendo todos os esforços para trazer a inflação para o centro da meta. A gente está vivendo ainda os efeitos do realinhamento de preços que ocorreu no início do ano. Esperamos que isso seja um aumento temporário da inflação — afirmou o ministro, destacando ainda:

— Tanto que a expectativa de inflação para o ano que vem já indica uma taxa bem mais baixa do que a esperada para esse ano.

A pesquisa Focus do Banco Central, realizada com as principais instituições financeiras do país, estima que a inflação terminará este ano em 8,46%, baixando para 5,5% em 2016.


Fonte: O Globo