Congresso limpa pauta e deve votar Orçamento terça-feira, diz Renan

162

Ao chegar ao Senado na manhã desta quinta-feira (12), o presidente Renan Calheiros (PMDB-AL) destacou a deliberação, pelo Congresso, sobre mais de 300 vetos presidenciais que trancavam a pauta de votações. Com isso, senadores e deputados poderão votar o Orçamento de 2015 na próxima sessão conjunta, marcada para terça-feira (17).

– Ontem nós limpamos a pauta de vetos, não há nenhum veto trancando a pauta e o Congresso, através das duas Casas, deliberou conforme a vontade da maioria. Qualquer matéria que tramite no Congresso Nacional, se for vetada, a última palavra é do Congresso. Essa foi uma conquista que precisamos preservar e fizemos isso ontem – frisou.

Na sessão conjunta da Câmara e do Senado desta quarta-feira (11), que durou mais de 12 horas, foram mantidos todos os vetos que constavam da agenda do Congresso. Cinco projetos de lei vetados integralmente e quatro parcialmente, totalizando 306 dispositivos, foram analisados pelos parlamentares.

Ao final da sessão, Renan disse ser necessário um acordo para a votação do Orçamento da União para 2015 (PLN 13/2014), pendente de votação desde o fim de 2014, após ter passado pela Comissão Mista de Orçamento.

— Nós esperamos que tenhamos consenso na próxima terça-feira (17), como cobra  a sociedade — disse.