Assecor participa de debate sobre o próximo PPA com SPI

227

A Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos (SPI/MP) organizou nesta quinta-feira (25) uma reunião na ENAP com o objetivo de escutar as visões gerais dos associados em relação à construção do PPA 2016 – 2019.

Para orientar as discussões e ouvir as sugestões dos associados presentes a Secretaria elaborou as seguintes perguntas: no processo de elaboração, implementação e avaliação do PPA,  permitiram que ele se tornasse mais participativo; se tornasse mais territorializado; contribuisse mais para a articulação federativa; se tornasse mais estratégico; se articulasse melhor com os planos setoriais; orientasse mais as decisões de alocação de recursos; além de outras questões que os presentes considerassem relevantes.

Os questionamentos foram respondidos individualmente e logo após, grupos pequenos se reuniram com a intenção de sintetizar em um único texto as respostas de cada um. Para o terceiro momento do encontro, os pontos de cada grupo foram apresentados à todos. Assim, os presentes puderam debater uma forma de construção e implementação do Plano. 

Entre os pontos destacados foi a estrtégia do PPA. Para os presentes, para que o Plano se torne efetivamente estratégico deve estar alinhado com o discurso do agente decisor, no caso do nosso País, o Presidente da República. Os principais programas, metas e objetivos devem ser passados por ele. 

Além disso, para que o PPA se torne mais terriotirlizado e contribua para a articulação federativa, é necessária a responsabilização das metas e objetivos. A sugestão do grupo é de que um analista acompanharia um estado em todos os seus aspectos. Este acompanhamento seria mais setorizado, contribuindo com a União que teria uma visão mais específica dos projetos de cada um dos estados.

 

DSCN2934.JPG