Fonacate prepara documento para ser entregue aos presidenciáveis

113

 

 

Desde julho deste ano o Fonacate e suas afiliadas têm engendrado esforços para realizar o Encontro dos Presidenciáveis com as Entidades Representativas das Carreiras de Estado. Foram convidados os candidatos mais bem colocados nas pesquisas: Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Mariana Silva (PSB).

Em Assembleia Geral realizada na tarde desta terça-feira (9) na sede do Fonacate, o presidente Roberto Kupski lembrou que o então candidato Eduardo Campos (que faleceu no último dia 13 de agosto) tinha sinalizado o interesse em participar de um encontro com as Carreiras de Estado.

“Precisamos apresentar as demandas e os anseios dos servidores públicos para esses candidatos”, enfatizou Roberto Kupski, sustentando a importância das entidades também continuarem a luta pelo encontro junto aos demais presidenciáveis.

O Fórum preparou uma carta-programa que será entregue nos próximos dias aos coordenadores de campanha de cada candidato à Presidência da República. Dentre os compromissos que as entidades querem que os candidatos assumam com a Administração Pública estão: respeitar o princípio constitucional do concurso público, como única forma de ingresso no Serviço Público, vedada qualquer outra forma de provimento derivado; rechaçar todos os projetos de lei que visem o congelamento dos salários; implementar política de qualificação e valorização contínua dos servidores de carreira; garantir remuneração condizente com a complexidade das atividades exercidas pelos servidores, conforme preceitua o artigo 37, inciso II da Constituição Federal, e regulamentação em lei do teto salarial; e regulamentar a negociação coletiva no serviço público, o direito de greve e a data base dos servidores.

 

Nas eleições de 2010 o candidato José Serra (PSDB) participou do encontro com as Carreiras de Estado num evento que foi realizado em São Paulo. De acordo com Roberto Kupski, o Fórum vai insistir no Encontro com os presidenciáveis até num eventual segundo turno.

Por falar em eleições, o Fonacate também vai divulgar na semana que vem um informativo com os candidatos integrantes das carreiras de Estado que concorrem ao pleito de 2014, na lista estão concorrentes ao Senado e Câmara Federal, deputados estaduais e distritais e governadores em todas as unidades da Federação.

Coquetel – A Assembleia desta terça-feira foi encerrada com um coquetel em comemoração à nova sede do Fonacate, localizada na Asa Norte/DF. Um espaço de cerca de 96 metros quadrados recebe desde julho deste ano as Assembleias do Fórum, que antes eram realizadas nas sedes das entidades afiliadas.

 

Foto capa: Filipe Calmon/ANESP