ATO: Ciclo de Gestão do governo protesta contra a restrição orçamentária e o déficit de pessoal

154

Está confirmado para esta quarta-feira (23), às 10 horas, o abraço à sede da Controladoria-Geral da União (CGU), em Brasília. Trata-se de um ato, coordenado pelo Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos em Finanças e Controle (Unacon Sindical), contra a restrição orçamentária e o déficit de pessoal, problemas que afetam diretamente as ações combate à corrupção.

De acordo com o presidente do Unacon, Rudinei Marques, a manifestação conta com o apoio de várias entidades do ciclo de gestão e núcleo financeiro do governo, como o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Instituto de Fiscalização e Controle (IFC) e Federação Nacional dos Sindicatos dos Servidores dos Órgãos Públicos Federais de Fiscalização, Investigação, Regulação e Controle (Fenafirc), entre outros

Em relação ao déficit de pessoal, segundo o Unacon, o próprio ministro Jorge Hage reconhece ingerências na carteira de recursos humanos do órgão e já solicitou a nomeação dos aprovados excedentes no último concurso, de 2012, para analista de finanças e controle (AFC). Mas o governo resiste em convocar os aprovados.

Atualmente, apenas 2.348 servidores estão na ativa. Ou seja, o órgão responsável pela gestão das leis de Acesso à Informação (LAI), conflito de interesses e anticorrupção opera com menos da metade das 5 mil vagas previstas pelo Decreto n°4.321/2012.  

ARTICULAÇÃO

Além de ofício encaminhado pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal (OAB-DF), o Unacon Sindical e a Comissão de Aprovados recorreram ao apoio parlamentar para chamar a atenção do governo. Mais de 22 indicações (INC) de deputados e senadores já foram encaminhadas ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). E, no dia 10 de junho, o Sindicato protocolou, na Casa Civil, petição assinada por 123 parlamentares requisitando a convocação de 100% dos aprovados. 

 

Com informações: Blog do Servidor – Correio Web c/ alterações de Ascom/FONACATE