Consulta pública: mais softwares públicos disponíveis

173

Interessados em participar devem enviar, até 16 de julho, opinião sobre o Manual do Ofertante

O novo Manual do Ofertante de Software Público está em consulta pública no Portal Participa.br. O documento contempla várias melhorias no processo de disponibilização de soluções no Portal Brasileiro de Software Público (SPB), que é gerenciado pelo Ministério do Planejamento (MP). Os interessados em participar tem até o dia 16 de julho para enviar a sua opinião sobre o manual.

Trabalhamos dois anos nesta publicação para ampliar a oferta de soluções públicas no portal, pois o uso destas traz ganhos para a administração pública?, explica Loreni Foresti, secretária de Logística e Tecnologia da Informação do MP. O documento foi elaborado a partir de sugestões e críticas que a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) recebeu de usuários e colaboradores do SPB durante a utilização do ambiente.

SPB é utilizado para compartilhar programas de computador de interesse público. As soluções disponíveis não possuem licenças que restrinjam seu uso ou o conhecimento pleno de seu funcionamento. Os softwares disponibilizados podem ser utilizados por órgãos públicos federais, estaduais e municipais e também pelo cidadão comum.

Baseado em plataforma livre de redes sociais, o Participa.br incorporou recentemente uma ferramenta de consulta pública baseada no conceito do “crowdsourcing” de ideias, onde a população pode opinar sobre diversos temas que vão sendo coletivamente construídos e priorizados.

Para participar, é necessário estar cadastrado no portal. Após preencher o formulário, é importante verificar o e-mail e seguir as instruções para validar a inscrição. Depois de efetuar e confirmar a inscrição é possível fazer parte de todas as comunidades que interessarem.

Este é o segundo documento sobre o SPB que a SLTI disponibiliza no Participa.br para consulta pública. O primeiro foi o regulamento do Prêmio Ação Coletiva.

Entenda a reformulação do SPB no vídeo