Voz do Cidadão: Lançado o Prêmio Nacional de Educação Fiscal

0 64

O programa A Voz do Cidadão, transmitido pela CBN semanalmente e apresentado por Jorge Maranhão, falou sobre o Prêmio Nacional de Educação Fiscal, além disso, pontuou aspectos importantes sobre o tema. Durante o programa foi feita menção à Assecor, sobre matéria publicada do tema. 

Segue abaixo o texto do programa na íntegra. Para ouví-lo, clique aqui

“Ouvintes do Panorama, agora vamos falar um pouco de educação fiscal. Como todo mundo já sabe, um dos grandes problemas do Brasil são os impostos. Não apenas a alta carga de arrecadação em cima da sociedade, mas também o modo como isso é feito. O sistema tributário brasileiro é confuso e são frequentes os casos de se cobrar mais de um imposto sobre uma mesma atividade.

No meio disso tudo, os cidadãos acabam se sentindo extorquidos pelo poder público, sem entender direito o que tantos impostos significam e nem como fazer para defender seus direitos. Em outras palavras, falta educação fiscal para a sociedade.

Pois a dica de agora vem lá da Assecor, a associação dos servidores de planejamento e orçamento. Já estão abertas as inscrições para o Prêmio Nacional de Educação Fiscal, que vai reconhecer as melhores iniciativas realizadas em escolas, universidades, prefeituras e organizações sociais.

O prêmio é uma parceria entre a Escola Nacional de Administração Fazendária e a Febrafite, a federação das associações do fiscais de tributos. Para participar, o projeto deve ter sido criado e implantado por escolas, universidades, órgãos públicos, organizações sociais e empresas. Essas pessoas jurídicas precisam estar envolvidas diretamente nos projetos voltados à área da Educação Fiscal nas comunidades onde atuam. São duas as categorias principais, “instituições” e “escolas”, que receberão prêmios de 5 a 15 mil reais.

O objetivo, claro, é ampliar a discussão sobre a importância social dos impostos e o acompanhamento da qualidade dos gastos públicos no Brasil. Para vocês terem uma idéia da importância do prêmio, na edição do ano passado foram inscritos mais de duzentos projetos, de quase todos os estados do país.

Em recente depoimento aqui para A Voz do Cidadão, o auditor fiscal da receita, Ricardo Brand, assegura que “conhecer melhor os impostos que se paga, ou seja, o tamanho da mordida, é fundamental para o cidadão participar do debate sobre os altos impostos pagos no Brasil”.

Aqui na Voz do Cidadão vocês podem ouvir a íntegra do depoimento de Ricardo Brand sobre a importância da educação fiscal para a sociedade. E quem quiser saber mais sobre o Prêmio Nacional de Educação Fiscal, também temos um link especial para a página oficial, a premioeducacaofiscal.com.br. Lembramos que as inscrições ficam abertas até 30 de maio.”

Fonte: A Voz do Cidadão