Atletas e ativistas brasilienses protestam contra a corrupção

511

Crédito Foto: Marcus Holanda/IFC

A quarta edição da Corrida e Caminhada Venceremos a Corrupção, promovida pelo Instituto de Fiscalização e Controle (IFC) e entidades parceiras, tomou a Esplanada dos Ministérios no primeiro dia de dezembro, abrindo o calendário de manifestações alusivas ao Dia Internacional de Combate à Corrupção (9/12). 987 atletas e entusiastas correram percursos de 5 km e 10 km e cerca de 200 pessoas fizeram a caminhada de 1 km.

Na área de concentração, além das facilidades para os corredores, foi montada uma praça da cidadania, com distribuição de material educativo, por várias entidades representativas de profissionais atuantes nas áreas de controle e fiscalização no serviço público. Também foram colhidas assinaturas para o Eleições Limpas, que constitui uma proposta de reforma política capitaneada pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no www.eleicoeslimpas.org.br.

O Papuda móvel, que tem acompanhado as diversas manifestações do IFC, foi uma atração extra. Muitos fizeram questão de deixar ali o registro de seu desabafo contra a corrupção que ainda graça pelo país.

Para a presidente do IFC, Jovita José Rosa, o objetivo da corrida e das outras atividades, que é chamar a atenção e mobilizar as pessoas está sendo cumprido. “As pessoas estão mais determinadas a combater a corrupção”, afirma.

Vencedores (do primeiro para o terceiro colocado):

Sem_ttulo.png

Os demais resultados cronometrados estão disponíveis no endereço http://www.chiptiming.com.br/resultados/corridacontracorrupcao.