“A reforma administrativa no contexto da reforma política”

143

Fonte: ANESP

O professor associado da Universidade de Brasília e especialista em Administração Pública, Gileno Marcelino, foi o convidado especial do evento em comemoração aos 25 anos da aula inaugural da carreira e apresentou na ocasião a palestra “A Reforma Administrativa no contexto da Reforma Política”.

Com enfoque na evolução da administração pública no país, a palestra abordou o papel da reforma administrativa como elemento viabilizador da iminente reforma política debatida na Câmara dos Deputados.

Para o professor, o contexto político atual mostra a necessidade de se discutir em profundidade o tema, aproveitando a oportunidade para dar resposta ao clamor da sociedade brasileira. “Precisamos propor um novo modelo de Administração Pública, repensá-la, que colabore com o êxito da reforma política, processo mais amplo e indissociável de mudanças estruturais no Estado brasileiro”, comentou.

O download da palestra na íntegra pode ser feito aqui

Saiba mais
* Gileno Marcelino é mestre e doutor em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo – FEA/USP e pós-doutor pela J. L. Kellogg Graduate School of Management – Northwestern University (Chicago, Illinois, EUA). Em mais de 30 anos de atividade na área da Administração Pública nos governos federal, estadual e municipal, já foi secretário-geral e ministro-chefe Interino da Secretaria de Administração Pública da Presidência da República e Secretário-Executivo do Ministério da Previdência Social e do Ministério da Cultura.

Há 25 anos se dedica a consultorias para seminários e workshops na área de Planejamento Estratégico. É autor de 17 livros e mais de 50 artigos publicados em revistas científicas, inclusive no exterior e conferencista em eventos nacionais e internacionais.