102ª Conferência da OIT debate papel do funcionalismo no combate à corrupção

141

Com informações: Ascom/UNACON SINDICAL c/ alterações de Ascom/FONACATE

 

O papel do funcionalismo no combate à corrupção. Este foi o tema da reunião organizada pela PSI Internacional dos Serviços Públicos, realizada na tarde desta quinta-feira (13), na 102ª edição da Conferência Internacional do Trabalho. Rudinei Marques, secretário-geral do Fonacate, acompanha os debates juntamente com dirigentes sindicais de todo o mundo.

Dados apresentados durante o encontro estimam que o dinheiro desviado no planeta supera 5% do produto Interno Bruto (PIB) global. Isto é, mais do que 2,6 trilhões de dólares, dos quais 1 trilhão corresponde somente ao pagamento de propina, a cada ano. Para os dirigentes, esse problema pode ser superado apenas com o fortalecimento das instituições democráticas e do controle social onde os sindicatos têm um papel decisivo a exercer.

Segundo Maria Concepcion Galan Gil, presidente da Associação Espanhola dos Funcionários de Instituições de Controle da Espanha, a crise econômica que o país enfrentou deu origem a uma situação delicada aos servidores de controle da Espanha. A crise motivou os espanhóis a recorrerem ao judiciário para evitar a redução salarial e manter o plano de pensões.

Sergio Daniel Hemsani, responsável por assuntos institucionais da Unión Latinoamericana de Trabajadores de Organismos de Control (Ulatoc), traçou uma retrospectiva do receituário neoliberal que apostou nas privatizações e terceirizações levando o serviço público à precarização em diversos países. “A missão dos órgãos de controle é a de servir ao interesse público”, disse.

Ao final do encontro, Marques conversou com Hemsani reafirmando a parceria das entidades de classe do Fonacate que são membros da Ulatoc, como o Sindilegis, a Auditar e o Unacon Sindical. O contato resultou em convite ao presidente, para evento internacional do Ulatoc em Buenos Aires, em dezembro de 2013.

102ª edição da Conferência Internacional do Trabalho
O encontro está sendo realizado até o dia 20 de junho em Genébra, na Suíça. O evento teve início no dia 5, sob o tema “Promovendo um Trabalho Decente”. Acompanhe as notícias sobre a Conferência, na página criada pelo Departamento de Comunicação da OIT. Acesse o site .