Seminário discute ações de Governo Eletrônico
Foco do debate será a melhoria da gestão administrativa, o monitoramento de políticas públicas e a melhoria da prestação de serviços eletrônicos
Expor as iniciativas de Governo Eletrônico (e-GOV) viabilizadas pela comunicação entre dois ou mais sistemas e a integração destes no âmbito do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) do Governo Federal nos últimos 10 anos. Este é o objetivo do Seminário dos Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico 2013 (Seminário e-PING 2013), que será realizado pelo Ministério do Planejamento (MP) entre os dias 17 e 18 de junho, em Brasília.
O e-PING é um conjunto de premissas, políticas, especificações técnicas e modelo de gestão que tem como objetivo garantir a interoperabilidade entre os sistemas, portais, sítios e serviços de governo eletrônico. Interoperabilidade é a habilidade de diferentes sistemas trocarem informações, seja entre órgãos de governo, empresas, países e pessoas, melhorando a prestação de serviços públicos por meios eletrônicos. Neste ano, os padrões estabelecidos pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) completam 10 anos de existência.
Durante o evento, serão apresentadas e debatidas experiências como a Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (INDA), Guia de Serviços, Administração Sem Papel, Protocolo Integrado e a prestação de serviços em dispositivos móveis. A secretária de logística e tecnologia da informação, Loreni Foresti, explica que a secretaria tem o papel de estabelecer normas de e-GOV para os demais órgãos. “A SLTI consolida diretrizes para auxiliar os diversos órgãos da administração pública federal a implantar suas próprias soluções de governo eletrônico por meio do e-PING”, relata.
A programação do evento está disponível no Portal do Governo Eletrônico (gov.br). Os interessados em participar devem preencher o formulário disponibilizado na página do evento. O Seminário e-Ping 2013 ocorre no auditório do subsolo do bloco K, no Ministério do Planejamento.