Juro sobe e desce, diz a presidente

106

Autor(es): Por Bruno Peres

A presidente Dilma Rousseff disse ontem, em evento da Frente Nacional de Prefeitos que a “reduzir o juro para patamar menor não significa que ele não suba e não desça”. Segundo a presidente, o juro “vai continuar subindo e descendo, mas ele vai fazer isso num nível mais adequado para os padrões internacionais”.

A presidente disse também que o país precisa crescer “em ritmo acelerado”, mas de forma sustentável. Ela destacou que o país tem situação “fiscalmente estável” em comparação a outros países cuja relação entre dívida e Produto Interno Bruto (PIB) é maior que a do Brasil.

Em razão disso, afirmou a presidente, o país tem que ser competitivo. “Somos um país estável que está procurando o caminho do crescimento estável”, afirmou. Ao citar as desonerações sobre a folha de pagamento de diversos setores, a presidente justificou ser necessário reduzir o custo da mão de obra “sem demitir ninguém”.

A presidente afirmou ainda que tem de garantir o controle da inflação, o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal e a estabilidade das contas fiscais do país. A afirmação foi uma resposta à pauta apresentada pelos gestores municipais. A presidente disse que tentará atender “ao máximo” aos pleitos dos municípios, mas não toda a pauta dos prefeitos.

“Garanto que as contas fiscais brasileiras sejam estáveis, eu tenho de garantir também que a inflação nesse país esteja sob controle. Então eu tenho um orçamento dado e regras bem claras: não posso criar despesa sem apontar receita, e isso cria para o governo federal regras bem claras de gestão dos recursos públicos”, afirmou.

Dilma disse também que a população brasileira está “cada vez mais ficando espaçosa e esperta” e que essa é uma evidência de que o país está se tornando uma “nação desenvolvida”