Inflação no teto

151

Correio Braziliense – 22/03/2013

 

 

Apesar da alta persistente de preços nos últimos meses, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que inflação está sob controle e continuará dentro da meta. “Nos últimos anos, (a meta) nunca foi descumprida. E assim continuaremos, de modo que a inflação não venha a atrapalhar nem o consumo nem o crescimento do país”, disse o ministro durante audiência pública, ontem, na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.

A meta oficial é de 4,5%, admitida uma tolerância de dois pontos percentuais. Os analistas acreditam que o teto, de 6,5%, deverá ser rompido neste mês. Por isso, aguardam com ansiedade a divulgação, hoje, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do IPCA-15, considerado uma prévia do índice cheio de março. Em fevereiro, o IPCA acumulado em 12 meses bateu em 6,3%.

Desde 2003, a inflação não ultrapassaou o teto, mas também não ficou no centro. Isso aconteceu apenas em 2009, quando o mundo estava em recessão. Em 2011, o IPCA quase extrapolou o limite e fechou em 6,5%. O governo aposta nas desonerações na redução da conta de luz para evitar que o custo de vida termine o ano acima da margem de tolerância. Em 2012, o indicador ficou em 5,84%. Mantega reafirmou ainda a previsão de que a economia, depois do crescimento pífio de 0,9% no ano passado, terá avanço entre 3% e 4% em 2013.