Fonacate trabalha pela valorização das carreiras

186

O presidente da ASSECOR, Eduardo Rodrigues, participou, nesta terça-feira (11/9), de reunião do Fonacate. O encontro foi realizado no Hotel Nacional e teve como tema a campanha do grupo União das Carreiras de Estado (UCE), que trabalhou pela reposição das perdas inflacionárias dos servidores públicos.

O cenário de hostilidade do governo quanto ao posicionamento das carreiras, que lutavam pelo direito constitucional de revisão anual, fez surgir o questionamento sobre o valor que o Executivo atribui às atividades essenciais do Estado. Por isso, os integrantes do Fonacate aprovaram a elaboração de uma Moção de Apoio à campanha salarial promovida pela UCE.

O documento, que será distribuído ao governo, parlamentares e imprensa, vai destacar a preocupação dos servidores com o sucateamento do funcionalismo público. Durante a campanha salarial, a UCE reiterava que o objetivo não era só o aumento, mas a reestruturação das carreiras.

A moção mostrará ainda, que ao contrário do que tem apontado a mídia, as Carreiras de Estado apóiam a regulamentação de uma Lei de Greve para o Serviço Público, desde que o tema seja discutido no Congresso Nacional e com a participação de todas as entidades representativas. O Fonacate mandará ofícios ao Ministério do Trabalho, do Planejamento e ao Congresso se colocando à disposição para o debate.

O vice-presidente do Fonacate e presidente da UNAFE, Luis Carlos Palácios, ficou responsável por elaborar a minuta da moção que deve ser divulgada na próxima semana.

 

Com informações: Ascom/FONACATE.

Fotos Ascom/SINDIFISCO NACIONAL.