Governo estende ao Judiciário oferta de 15,8%

254

Autor(es): Cristiane Bonfanti, Junia Gama e Isabel Braga

O Globo – 23/08/2012

 

Militares se unem aos servidores públicos federais e aumentam pressão sobre governo por reajuste substancial

BRASÍLIA O coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário e do Ministério Público da União no Distrito Federal (Sindjus-DF), Cledo Vieira, disse ontem que o governo federal ofereceu uma proposta de reajuste salarial de 15,8%, parcelado em três anos, aos servidores do Judiciário e do Ministério Público da União (MPU) em todo o Brasil. Até ontem, a oferta do governo estava restrita aos servidores do Poder Executivo.

A cúpula do Judiciário não confirma o reajuste, mas assessores do Palácio do Planalto em conversas reservadas têm deixado claro que os 15,8% representam o teto nas negociações com os servidores do Judiciário e do Ministério Público da União. O governo trabalha com uma previsão inicial de R$ 14 bilhões no Orçamento de 2013 para contemplar os reajustes salariais aos servidores federais.

De acordo com Vieira, a informação foi dada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Carlos Ayres Britto, que aceitou conversar com os servidores depois que eles realizaram uma manifestação, na última terça-feira, com a participação de cerca de 1,5 mil pessoas, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. proposta deverá ser rejeitada

O coordenador-geral do Sindjus-DF disse ainda que a proposta será discutida com os sindicatos nos estados, mas que os grevistas já indicaram que vão rejeitar o índice. Desde 2009, os trabalhadores travam uma batalha por um reajuste de 56% nos contracheques. No ano passado, eles chegaram a realizar greves em todo o país. A presidente Dilma Rousseff, no entanto, se recusou a incluir a previsão de recursos para o Judiciário, ao custo de quase R$ 8 bilhões, na peça orçamentária enviada ao Congresso Nacional, sob a alegação de que era necessário fazer um ajuste fiscal.

Vieira observou que o último aumento ocorreu em 2006 e a proposta de 15,8%, além de desconsiderar as perdas ocorridas desde a última correção salarial, não vai cobrir sequer a inflação dos próximos anos.

– Estamos levando para a categoria discutir o percentual. Mas ele é o mesmo oferecido para as carreiras do Executivo, sendo que elas tiveram aumento em 2009 e nós, em 2006. A nossa greve já chegou a dez estados e vamos intensificar a mobilização – garantiu o representante sindical.

Servidor do Itamaraty retoma greve

O coordenador-geral acrescentou que os servidores federais planejam realizar outra marcha hoje, a partir das 15h, na Esplanada dos Ministérios para pressionar o governo.

Os servidores do Ministério das Relações Exteriores (MRE) também retomaram ontem a sua paralisação, que havia sido suspensa em 2 de julho. Helder Pereira, integrante do Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (Sinditmaraty), afirmou que os oficiais e assistentes de chancelaria decidiram parar por tempo indeterminado para pressionar o governo a negociar mudanças na carreira.

Ontem, o secretário de Relações do Trabalho do Planejamento, Sérgio Mendonça, colocou na mesa a mesma proposta de reajuste de 15,8% parcelados em três anos oferecida às demais carreiras do Executivo. Enquanto os representantes da categoria se reuniam, cerca de 60 servidores fizeram uma manifestação do lado de fora do Ministério do Planejamento.

Pereira observou, no entanto, que, antes de concordar com um índice de reajuste salarial, a categoria quer discutir a mudança na carreira. Nas contas de Pereira, o primeiro dia de greve dos servidores atingiu 34 embaixadas e consulados em todo o mundo, de mais de 200 em operação.

No Brasil, foram afetados serviços de atendimento ao público, como validação de documentos, em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Além de mudanças na carreira, os servidores querem um aumento de pelo menos 30%.

Os militares se uniram aos demais servidores e aumentaram a pressão por melhorias nos contracheques. De acordo com deputados da Comissão Mista de Orçamento, os militares estariam contando com a promessa feita pela presidente Dilma Rousseff de um reajuste substancial.

Pelos cálculos do Ministério da Defesa, repassados aos parlamentares, seria necessário um aumento de 46,7% para equiparação com os civis. Interlocutores do governo informaram que o reajuste dos militares será anunciado na próxima semana.