Negociação entre governo e servidores é retomada
Nesta quinta-feira (7/3), o novo secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, recebeu os dirigentes de entidades representativas para reunião. No encontro, que marcou a retomada das negociações, foram estabelecidos o método e agenda de trabalho, para que em seguida seja iniciado o debate sobre as reivindicações.
Foto: Ludmila Machado
A reunião contou com a participação de todas as entidades que fazem parte da Campanha Salarial Unificada, integrada pela ASSECOR. Inicialmente, as negociações serão realizadas com esse grande fórum e tratarão de sete pontos conjuntos: definição de data-base (1° de maio); política salarial permanente com reposição inflacionária, valorização do salário base e incorporação das gratificações; cumprimento por parte do governo dos acordos e protocolos de intenções firmados contra qualquer reforma que retire direitos dos trabalhadores; retirada dos PLP´s, MP´s, decretos contrários aos interesses dos servidores públicos; paridade e integralidade entre ativos, aposentados e pensionistas; reajuste dos benefícios.
O novo secretário, empossado na véspera, anotou todas as manifestações e garantiu que nenhuma entidade que queira participar do processo negocial será recusada. Segundo Mendonça, a criação da Secretaria de Relações do Trabalho representa a postura do governo de focar no processo de negociação, trabalho que conta com o respaldo da ministra do Planejamento.
Apesar da pressão dos sindicatos e associações, nada de concreto foi deliberado durante a reunião. Um novo encontro entre os representantes das entidades e o secretário da SRT está marcado para o dia 13 de março, a pauta principal será a política salarial.
Com informações do Ministério do Planejamento.
Foto capa: Ilkens Souza.