Estratégia para a negociação salarial em 2012

241

O presidente da ASSECOR, Eduardo Rodrigues, participou de reunião, nesta quinta-feira (19/01), com os representantes das entidades do Ciclo de Gestão e Núcleo Financeiro. O objetivo do encontro foi debater as ações do grupo em 2012 para viabilizar o reajuste salarial.

Os sindicalistas iniciaram a reunião apresentando suas visões sobre o contexto político atual, considerado difícil e que exigirá intensa mobilização das carreiras e unidade das entidades representativas. “É importantíssimo reforçar o que se constituiu nos últimos anos, um grupo forte, unido com argumentos relevantes. Devemos sempre zelar por essa união respeitando as especificidades de cada carreira”, disse o presidente da ASSECOR.

educiclo

Segundo Rodrigues, a busca pelo reajuste é justa e urgente, pois há uma grande perda inflacionária registrada nos últimos anos, e a campanha salarial exigirá empenho de todos os servidores, mas é necessário mostrar para a sociedade o quanto as carreiras do Ciclo de Gestão e Núcleo financeiro são determinantes para o desenvolvimento nacional. Nesse sentido, o trabalho de valorização das carreiras é determinante e deve contar com a atitude proativa de servidores e das entidades representativas. “A sociedade deve perceber que essas categorias fazem a diferença”, enfatizou Rodrigues. Para contribuir para a maior visibilidade do grupo, foi deliberado que serão produzidos materiais de divulgação do Ciclo de Gestão e Núcleo Financeiro, como vídeos e impressos.

O grupo propôs uma série de iniciativas para reiniciar o processo de negociação salarial. Entre essas está o envio de ofício para a ministra de Planejamento, Miriam Belchior, com solicitação de audiência. Os sindicalistas também vão pedir o agendamento de reunião com a diretora do Departamento de Relações de Trabalho, Marcela Tapajós para retomar o debate na Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento.

Na próxima terça-feira (24/01), será promovida reunião das entidades que integram a Campanha Salarial Unificada, com representantes de diversos segmentos dos servidores públicos. Os dirigentes do Ciclo de Gestão e Núcleo Financeiro estarão presentes no encontro, que contribui para o fortalecimento das reivindicações de todo o serviço público e auxiliará na retomada das negociações com o governo.

A próxima reunião dos representantes das entidades do Ciclo de Gestão e Núcleo Financeiro está marcada para o dia 14 de fevereiro.

 

Camila Jungles, assessora de comunicação da ASSECOR.