Diagnóstico dos setoriais

150

Um dos projetos propostos pela nova diretoria da ASSECOR é a elaboração de um mapeamento dos setoriais de planejamento e orçamento. Para viabilizar a iniciativa, foi contratada uma consultoria técnica, para formular o projeto, e dois estagiários, que executarão as ações propostas. Todo o trabalho é desenvolvido com o auxílio e supervisão da Secretaria de Orçamento Federal (SOF) e da Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos (SPI).

Atualmente, o grupo trabalha colhendo dados nos ministérios da Defesa e no de Minas e Energias, com essas informações será formulado um modelo para utilização nos demais setoriais. A partir dos modelos operacionais dos órgãos setoriais será construído o diagnóstico.

O projeto desenvolvido pela consultoria deverá mapear as competências e atividades desenvolvidas pelos profissionais das equipes setoriais de planejamento e orçamento, integrantes do sistema federal de planejamento e orçamento, em especial os integrantes da Carreira de Planejamento e Orçamento.

Esse trabalho será realizado por meio de levantamento e sistematização de informações sobre a organização, a composição, as competências e o funcionamento das equipes, contará também com a sugestão de alterações em manual de procedimentos.

O projeto visa estabelecer um ambiente que proporcione o diálogo, a integração entre as pessoas e o conhecimento da realidade das equipes setoriais. Para alcançar esse objetivo, busca-se desenvolver uma metodologia participativa, compartilhada e integrada para a realização do mapeamento e análises necessárias.

O diagnóstico apresentará um levantamento das atividades desenvolvidas pelos setoriais e ainda correlacionará as de fato executadas com àquelas propostas regimentalmente. A proposta ainda contempla um mapeamento das competências dos integrantes da carreira que estejam em exercício nos setoriais.

O prazo para finalizar o diagnóstico é 30 de abril do próximo ano.

 

Camila Jungles, assessora de comunicação da ASSECOR.