Presidente da ASSECOR apresenta a entidade para os novos APOs

168

Nesta quarta-feira (13), começou a 16ª edição do curso de formação promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) para o cargo de analista de planejamento e orçamento (APO), que contou com palestras e oficinas de integração. Além disso, houve três dias de atividades introdutórias com apresentações institucionais da Secretaria de Orçamento Federal (SOF), da Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos (SPI) e do presidente da ASSECOR, Antonio Magalhães, que falou sobre a Associação e o trabalho de defesa e desenvolvimento da carreira.

Na tarde de quinta-feira (14), os alunos do curso puderam conhecer a entidade representativa da carreira que deverão integrar. O presidente da ASSECOR fez um breve relato sobre a carreira e a história da Associação, além de comentar benefícios, trabalho e ações promovidas pela ASSECOR.

A importância dos analistas e técnicos de planejamento e orçamento foi destacada por Magalhães, pois são agentes públicos determinantes para o desenvolvimento nacional. “No curso os senhores terão a oportunidade de aprender bastante para quando entrarem em exercício aplicar todo esse conhecimento para ser um profissional de grande qualidade, como todos os cidadãos esperam. É esse ideal que a ASSECOR prega”, lembrou.

Os alunos perguntaram sobre a possibilidade de serem associados antes mesmo de finalizarem o curso de formação. O presidente da ASSECOR informou que consultou os advogados que patrocinam a Associação sobre essa possibilidade, contudo, entrar em exercício é um requisito para se tornar associado.

Outro questionamento foi em relação à avaliação de desempenho e como seria estruturada essa iniciativa por meio do Sistema de Desenvolvimento de Carreiras (SIDEC). O presidente da ASSECOR falou sobre a relevância do assunto e disse que existem debates na ASSECOR para produção de uma proposta que seja satisfatória para a carreira e que também atenda às necessidades do serviço público. “O Governo não vai abrir mão da avaliação de desempenho e nós somos favoráveis, mas devemos contribuir para uma proposta benéfica para a carreira”.

 

Para manter um canal de comunicação e informar sobre questões importantes, a ASSECOR solicitou os e-mails dos alunos. Além disso, para promover a integração com a carreira, o presidente da Associação convidou todos que participam do curso de formação para a festa de confraternização dos associados, um churrasco realizado no dia 11 de dezembro.

Magalhães finalizou a apresentação falando sobre o fortalecimento da Carreira de Planejamento e Orçamento. De acordo com ele, isso depende somente de cada um dos analistas e técnicos que integram esse grupo, que devem participar dos debates da carreira e sempre trabalhar pelo bem da sociedade.