Novo podcast da Assecor está chegando: Fronteira Pública

365

A Assecor lançará em breve seu novo podcast. Uma nova proposta editorial, com novos objetivos de comunicação: essa é a base da nossa decisão em lançar o Fronteira Pública, o podcast em que o assunto de planejamento e orçamento será debatido de forma ampla e aberta, incluindo a sociedade no debate.

Nossa intenção é promover a inclusão do povo no debate sobre os temas caros à carreira. Para fazer isso, precisamos de um instrumento de comunicação capaz de dialogar com todo mundo, sem apego ao jargão e muita capacidade de traduzir os termos e entendimentos próprios da nossa atividade para pessoas que não os conhecem ainda.

A atividade de planejamento e orçamento lida com a administração da riqueza produzida pela sociedade. Nada mais justo que nós, como representantes sindicais da carreira responsável por essa administração, entreguemos informação clara e transparente sobre como a riqueza social está sendo administrada.

Por isso, o Fronteira Pública terá episódios mensais com participações tanto de pessoas de dentro e fora da carreira, mas cuja palavra tem relevância sobre algum aspecto da vida nacional, como também pessoas abordadas nas ruas. Nossa ideia é dar a palavra ao povo: que façam perguntas sobre orçamento público, e nós as responderemos; que digam suas opiniões, e nós comentaremos sem preconceito.

O Fronteira Pública vai ao ar em breve com um episódio de lançamento. Na verdade, um relançamento, dado que a Assecor já produzia um podcast que marcou época na discussão sobre o orçamento secreto. Com muitos episódios, o podcast Orçamento sem Segredo foi muito importante para demarcar nossas posições naquele momento em que o orçamento começou a ser manipulado de forma muitas vezes pouco transparente.

Agora, os desafios são outros e precisamos ser mais abrangentes. A carreira precisa amplificar sua voz, mas para fazer isso não pode aparecer de forma isolada no debate. Ao contrários devemos buscar integração com o debate público nacional e participação de múltiplas vozes. Só assim teremos relevância para defender nossos interesses quando necessário e ajudar o Brasil neste importante e difícil momento que atravessamos.