Censo realizado pelo MPO aponta o perfil dos servidores que atuam na SPOF

145

O Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) divulgou recentemente o censo setorial de planejamento sobre a estrutura institucional e a força de trabalho do Sistema de Planejamento e Orçamento Federal (SPOF). O levantamento trouxe dados gerais de âmbito profissional e leva em consideração as informações destinadas por servidores da administração federal com base em questionário composto por 34 perguntas.

Entre as informações fornecidas pela pesquisa está o tempo médio de serviço público dos servidores que participaram do levantamento. A grande maioria deles (55%) possui mais de 15 anos de prestação de serviço, 37% têm entre 10 e 14 anos, 4% entre 4 e 9 anos e apenas 3% estão no cargo por menos de 4 anos.

Por outro lado, a experiência dos servidores de serviço nos órgãos do SPOF é inversamente proporcional aos dados indicados anteriormente.  O levantamento mostra que 43% dos participantes responderam que possuem menos de 4 anos no sistema e 19% menos de 9 anos. Ou seja, 62% dos servidores possuem menos de 10 anos atuando no SPOF.

Em relação à área de atuação, 66 entrevistados afirmaram que nunca trabalharam em áreas finalísticas. Desse universo, 14 são da carreira de Analista de Planejamento e Orçamento (APO). Desse total, mais da metade trabalha na SPOF há mais de 15 anos. Além disso, 64% já atuaram em áreas finalísticas. 

Quanto aos processos de Planejamento, a ampla maioria dos servidores atua nas áreas de monitoramento, revisão e elaboração de programas do PPA. outra parte considerável trabalha com relatório de gestão e avaliação do PPA.

O levantamento mostra que há relevante disparidade na estrutura dos setoriais de planejamento, tendo em vista que alguns órgãos possuem 13 cargos ou funções enquanto outros possuem apenas um. No geral, o indicador aponta que 4 cargos setorial de planejamento é a média observada.

Realizada entre os dias 6 e 19 de agosto, o levantamento foi dirigido aos servidores e servidoras em atividade na área de planejamento dos órgãos central, setoriais e específicos.

Tendo como base as informações fornecidas por 150 servidores da carreira de Orçamento e Planejamento, a pesquisa aponta que 23% dos cargos de ocupação de função são exercidos por coordenadores gerais, 21% possuem GSISTE, 17% ocupam vagas de coordenadores e 6% se referem a diretores, subsecretários ou secretários-adjunto. O censo também indica que 23% dos servidores do quadro da SPOF não possuem cargo ou função designativa.

Clique neste link e confira a íntegra da pesquisa 

https://www.gov.br/planejamento/pt-br/assuntos/planejamento/plano-plurianual/copy_of_arquivos/relatorios-planejamento-nacional/censo-do-setorial-de-planejamento.pdf/@@download/file