Jaques Wagner diz que ‘quem banca’ a política econômica do país é Dilma

163

 

Em meio a rumores sobre a possível saída de Joaquim Levy do Ministério da Fazenda, o ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, afirmou nesta sexta-feira (18) que “quem banca” a política econômica do país é a presidente Dilma Rousseff.

Nos últimos dias, voltou a ganhar força a possível saída de Levy do governo. Na última terça (15), a presidente Dilma enviou ao Congresso uma proposta para reduzir a meta de superávit primário (economia para pagar os juros da dívida) de 2016 para 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB), contrariando a proposta de Levy de uma meta de 0,7%.

Nesta quinta (17), na última reunião do ano do Conselho Monetário Nacional (CMN), de acordo com o jornal “O Globo”, Levy teria feito uma espécie de discurso de despedida, indicando que não estará no próximo encontro do colegiado, que ocorrerá em janeiro.

“Há um equívoco dos que fazem a leitura sobre os caminhos do governo da presidenta Dilma. Quem banca a política econômica não é o ministro da Fazenda. Quem banca a política econômica é a presidenta da República, e ela convoca o ministro para cumprir. Evidentemente, que discute com ele”, disse Jaques Wagner.

“Mas se ilude quem aponta o fuzil para este ou aquele ministro. Quem vai bancar a política econômica, quem decide ouvindo outras pessoas, o ministro, é ela. Quem bancou a questão do ajuste fiscal foi a presidenta Dilma”, concluiu o ministro.

Questionado por jornalistas sobre o tom de despedida que Levy teria adotado na reunião do CMN, Wagner desconversou e disse não saber se o ministro da Fazenda estava “brincando ou falando sério”.

Quem vai bancar a política econômica, quem decide ouvindo outras pessoas, o ministro, é ela [a presidente]. Quem bancou a questão do ajuste fiscal foi a presidenta Dilma”
Jaques Wagner, ministro

O chefe da Casa Civil disse ainda que a decisão de trocar o comando do Ministério da Fazenda é “praticamente particular” entre Levy e Dilma.

“Há uma posição de se despedir, mas eu prefiro aguardar, porque quem tem [de tomar] essa decisão não sou eu”, minimizou.

Perfil
Jaques Wagner também foi indagado sobre se seria a hora de um “ministro político” para comandar a Fazenda e substituir Levy, considerado um ministro de perfil técnico. Levy já foi criticado por setores do governo e do PT por adotar medidas consideradas impopulares e de não dialogar com o Congresso.

Para Wagner, a escolha do perfil de um possível novo ministro deve ser da presidente Dilma. Ele, porém, disse não gostar da separação entre perfil técnico e perfil político.

“Eu não gosto muito dessa separação político e técnico porque eu brinco sempre: um técnico puro que for um elefante em cristaleira, em seis meses cria muito problema para o governo. E uma seda entre cristais, que não resolva nada, não resolve a vida do governo”, brincou.

Quem está na missão de ministro tem que ser técnico e político, porque precisa conversar com o parlamento, com empresários, com trabalhadores”
Jaques Wagner, ministro

“Quem está na missão de ministro tem que ser técnico e político, porque precisa conversar com o parlamento, com empresários, com trabalhadores”, concluiu o ministro.

De acordo com o Blog da Cristiana Lôbo, assessores e aliados de Dilma buscam um nome para comandar o Ministério da Fazenda.

Segundo o Blog, diante da dificuldade para atrair alguém de fora para o governo, a opção do Planalto poderia ser uma “solução doméstica”: o deslocamento do ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, para a Fazenda; e no Planejamento, um nome político, como o do senador Romero Jucá (PMDB-RR).

Outros nomes cotados para pasta são os do ministro do Desenvolvimento, Armando Monteiro e o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini.